segunda-feira, 17 de novembro de 2008

HISTÓRIA DO PARANÁ - UTI (repasse se quiser)

Para a moçada que está entrando para dar uma “olhadinha”, eu gostaria de desejar uma boa prova, e que o anjo das respostas certas possa fazer boas visitas a vocês. Sobre História do Paraná, acredito que a Unioeste não fuja do dito trivial. As questões basicamente giram em torno da idéia de Colonização – Período – Local – Ciclo Econômico. Levando esses itens em consideração, certamente as chances de um bom desempenho serão maiores. Espero que esse conteúdo seja de grande valia.
Paraná Pré-Colombiano:
Antes da chegada dos europeus o Paraná já era habitado por tribos nativas: Tupi (subdivididos em guaranis, também chamados de carijós ou cariós, tinguis e os cainguás) Jê (botocudos). Foram eles, inclusive que deram nome ao atual estado. Paraná, na língua Tupi, significa Grande Rio. A maior herança arqueológica do período são os Sambaquis (restos de conchas, comida, fragmentos de artefatos, que nos ajudam a entender a pré-história do Paraná).
Com o Tratado de Tordesilhas em 1494, e a divisão oriunda do mesmo, apenas a porção LITORÂNEA, do atual Estado pertencia a Portugal, e fazia parte de dois Lotes de Capitanias, sendo Martim Afonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa seus donatários. O interior era oficialmente espanhol. Que iniciaram sua ocupação através de dois processos: Vilas (Ciudad Real del Guairá em 1557 e Vila Rica em 1576) Missões ou Reduções Jesuíticas, que foram destruídas por Bandeiras a procura de índios, como a de Antonio Raposo Tavares por exemplo.
O processo de ocupação PORTUGUESA, se inicia posteriormente.
Século XVII – Litoral – Ciclo Mineração – Cidades: Paranaguá (.29/07/1644 – Vila Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá), Curitiba;
Século XVIII-XIX – Região dos Campos Gerais – Ciclo Tropeirismo – Cidades: Ponta Grossa, Castro, Palmeira;
Século XIX-XX – Região Norte – Ciclo Café (abalado em 1975 com a Grande Geada) e Projetos Colonizadores. A Companhia de Terras do Norte do Paraná ou Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, foi responsável pela ocupação da região norte e noroeste do Paraná. Cidades como Londrina, Maringá, Paranavaí e Marialva, foram loteadas por esta empresa.
Século XX (início) – Região Oeste e Sudoeste – Ciclo Madeira e erva-mate.
Século XX (anos 30 e 40) – Região Oeste e Sudoeste – Ciclo Agricultura – Presença de migrantes gaúchos e imigrantes europeus (atraídos em parte, pelo clima propício).
Século XIX e EMANCIPAÇÃO.
• Paranaguá – (1811 e 1821) requer a emancipação da comarca e a criação de nova capitania
• Curitibanos – (1853), Lei nº 704, sancionada em 29 de agosto, criação da Província do Paraná,
• 19/12/1853 – Chegou a Curitiba Zacarias de Goes e Vasconcelos, primeiro presidente da Província do Paraná (data oficial da criação da Província).
IMIGRAÇÃO:
• PORTUGUESES: a partir do séc. XIX (que é quando ocorre nossa independência). Cidade com maior influência lusa: Paranaguá.
• ALEMÃES: (1829) as margens do Rio Negro, atividades campesinas. Colônias: Entre Rios e Marechal Cândido Rondon
• ITALIANOS: (1836) Atraídos pela cultura cafeeira
• HOLANDESES: (1911, II Palanalto, região dos campos gerais). Colônias: Carambeí (entre Ponta Grossa e Castro), Castrolanda (1951) Arapoti (1960)
• Outros: japoneses, russos, poloneses, ucranianos.
CAMINHOS DO PARANÁ
Peabiru – Pré-Colombiano, ligava o litoral atlântico ao litoral pacífico;
Mata ou Viamão – Passando pelos Campos Gerais;
Graciosa – Ligando Curitiba ao Litoral;
Itupava – Curitiba a Morretes;
Estrada do Colono – Oeste a Sudoeste.
PARANÁ REPÚBLICA
Questão de Palmas (1895-1897), disputada com a Argentina. Ganho de causa ao Paraná, concedido pelo presidente americano Grover Cleveland.
Revolução Federalista (1893-1895) – Questões políticas envolvendo grupos do Rio Grande do Sul contrários e favoráveis ao Marechal Floriano. O envolvimento do Paraná se deu em maiores proporções no episódio conhecido como Cerco da Lapa.
Guerra do Contestado (1912-1916) – Movimento social e messiânico que acontece na região contestada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Teve como líder João Maria, morto logo no início. Os posseiros também lutavam por terras que haviam sido concedidas a empresa Brazil Railway (responsável pela construção da estrada-de-ferro Rio Grande do Sul – São Paulo).
ERA VARGAS – Criado o Território Federal do Iguaçu (1943-1946), abrangendo o Oeste e Sudoeste do Paraná e o Oeste e Noroeste de Santa Catarina. A iniciativa do Governo Federal tinha como objetivo criar mais um núcleo político-econômico na região, que via seus interesses comprometidos pela distância em relação as capitais de ambos estados. Nesse período havia sido nomeado para ser Interventor no Paraná, Manoel Ribas que ocupa o cargo entre 1932 – 1945.
Nos últimos anos, após os Governos de Álvaro Dias, Jaime Lerner, Roberto Requião. O Paraná diversificou sua economia, e passou a contar inclusive com parques tecnológicos e Indústria Automobilística, concentrados principalmente na região de Curitiba. As privatizações também foram uma constante, sendo que, as principais aconteceram no Governo Lerner: Anel de Integração e venda do Banestado ao Itaú.


Nenhum comentário: