terça-feira, 12 de agosto de 2008

O IMPERIALISMO VERMELHO - RUSSIA e GEÓRGIA (se puder, repasse)

Nem só de ideologias viverão os homens, mas de tanques armas e ganância. Recentemente o foco das tensões bélicas ganhou um outro rumo. A invasão da Geórgia pela Rússia. Nem os Jogos Olímpicos foram suficientes para estabilizar os ânimos na região. Logo os jogos, que historicamente suspenderam guerras com o objetivo de adorar o Deus Supremo do Olimpo: Zeus. Dessa vez nem ele conseguiu impedir a continuidade do conflito. Isso nos leva a refletir sobre o imperialismo em sua forma crua. Durante o séc. XX as potências capitalistas e socialistas aplicaram seu imperialismo de forma grotesca, vergonhosa e mortífera. Indivíduos sucumbindo diante do coletivismo social. Indivíduos sucumbindo diante de loucos capitalistas e loucos comunistas que avançavam com suas tropas para anular a liberdade dos povos. Não interessa qual a aliança militar (OTAN ou Pacto de Varsóvia), a verdade é que o desrespeito à vida humana imperou em boa parte do nosso século. As acusações sempre repousam sobre os Estados Unidos, e de fato ele tem parcela da culpa. Mas os comunistas sem memória esquecem da invasão do Tibete pela China Socialista, da expansão da URSS, da Primavera de Praga de 1968 e de tantos outros episódios de intervenções vermelhas no globo.
O vermelho estampado como cor heróica do comunismo pelos operários que morreram lutando pelos seus direitos realmente representa o sangue, mas o sangue das vítimas que foram mortas ou perseguidas por seres estúpidos como Stálin, Mao Tse-Tung, Pool Polts, Fidel Castro, Ho Chi Min, e tantos outros que lavaram suas ideologias com vidas de outros.
A justificativa sempre é a mesma: Eles colocaram fim a regimes ditatoriais. Sim, e estabeleceram outras ditaduras tão vergonhosas quanto. A expressão máxima de uma posição ignorante hoje, é acreditar no socialismo ou comunismo como forma de libertação. Alguém que defende essa posição ou é idealista, ou está cursando o primeiro ano de algum curso de humanas, ou é privilegiado por essa situação, ou o que é mais provável, não passa de um insano e desequilibrado. O mundo inteiro se voltou contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos (o que eu também não concordo), mas as línguas ditas intelectuais se calam diante da invasão da Geórgia pela Rússia. Obviamente os acéfalos vermelhos irão dizer que a Rússia há muito abandonou sua linha socialista. Eu vou mais além, a Rússia nunca teve uma linha socialista, mas se escondeu atrás de um capitalismo de Estado, com ares de social. A revolução morreu com Vladimir Ilitch Ulianov,o marxismo morreu com Marx. Todas as tentativas posteriores são apenas ações frustradas de aplicar uma idéia fracassada. O próprio Marx apenas pôde escrever suas obras graças ao financiamento do pai de Engels (a propósito, um rico industrial). Concluímos então que o “marxismo” já nasceu atrelado e dependente de uma força capitalista. É a eterna luta do bem contra o mal. E você de que lado está? Eu, estou do lado do bem, pois bem sei que o bem sempre está comigo. Agora, com certeza sei também que se houver uma cor que estampe o grito de liberdade, essa cor não é a vermelha.

4 comentários:

taninha disse...

oieee
nossa fazia tempo que eu nao visitava mais seu blog...
esse negocio ai da georgia e da russia é mto importante!
sabe sobre oque vc tambem poderia por no seu blog,(mas nao é da sua area), sobre aquela historia de petroleo que encontraram no rio de janeiro...
tenho um tio que mora em curitiba, e ele falo que esse assunto ta circulando mto nos jornais de la...
quem sabe nao seja um tema de redaçao neh...
mas como sempre seu blog ta um schow
beijao prof
te adoro
se cuida

Grespan, David disse...

e ae professor!
muito interesante este post, estou lendo um livro que vai d encontro a idéia. Voce ja leu "o exército de um homen só" do Moacyr Scliar?
é bm interessante, uma sátira de um comunista...

muito legal o blog, sempre que puder darei uma passada por aqui..

abraço
c cuida

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fany disse...

fiz um trabalho com esse tema e tirei deste site, fiquei com a melhor nota da sala valeL