domingo, 8 de junho de 2008

ENLATADOS (se puder, repasse)

Apertado como uma sardinha enlatada! Este dito popular bem que poderia ganhar uma conotação profética levando em consideração os dias contemporâneos. As músicas duram em média 3 minutos, os filmes mais ou menos 1 hora e meia, os programas de televisão mantém um modelo básico de 45 minutos, as propagandas em média 30 segundos, seguindo sistematicamente uma versão que já dura alguns anos. Tudo isso para que se enquadrem no modelo disposto pelos meios de comunicação. A versatilidade e a agilidade na hora de transmitir idéias, contribuiram para deixá-las menos criativas, ou talvez menos "intelectualizadas". É como se o artista ou escritor tivesse a necessidade de criar, mas num tempo limitado, deixar o pensamento voar dentro de uma proposta curta de minutos. Clássicos da música como Starway to Heaven, Faroeste Caboclo ou Metal Contra as Nuvens, poucas vezes tiveram suas versões originais tocadas na íntegra, e hoje músicas com uma minutagem além da estabelecida são descartadas e nem chegam a ocupar uma faixa do cd. O pior de tudo isso é saber que além dos minutos impostos, temos também as idéias, conceitos, opiniões que diariamente são apresentadas de forma sistemática, e com o processar constante acabamos fixando as ditas novas verdades.
Mas reclamar disso é realmente inútil, faço apenas uma constatação nostálgica de um tempo que não existiu e que nunca existirá. A idéia da arte pela arte, do pensamento pelo pensar, acho que ser perderam ou apenas foram alguma vez, motivos de algum conto ou obra literária. Talvez aqueles que pensam que tudo isso poderia ser diferente, estão num mundo paralelo de esperanças e expectativas, e as usam para acreditar que talvez um dia tudo mude. Só espero que a mudança também não venha enlatada numa caixa de ações salvadoras.

2 comentários:

Dano disse...

Foi-se o tempo que o rock era um estilo de vida; em que televisão era um meio de comunicação necessário; e que o diferente não era objeto de de publicidade.

ótimo ponto de vista como sempre.


Coloquei um link do seu blog la no meu, da uma passada, fiz um tópico dedicado especialmente para a Stairway to heaven.

http://indiretriz.blogspot.com/

luciiiane disse...

estou adorando os seus textos che, diariamente passo por aqui, como sabe nao sou boa para escrever, muito menos para escrever o que penso! mas enfim, muito bom texto e como disseram no outro comentario, otimo ponto de vista!

e claro, apesar dessa 'regra' imposta, mesmo que queiram, será dificil alguém ter a capacidade que o Renato teve ao criar faroeste, e metal contra as nuvens.. hoje em dia as pessoas não vêem o rock, como era visto antigamente!

abraços che! luli!