sexta-feira, 6 de junho de 2008

O QUE É ISSO ORTEGA??? (se puder repasse)

" Eu quero expressar minhas condolências e minha solidariedade às Farc e à família do comandante Marulanda. Ele era um homem humilde, e me sinto honrado de ter-lhe dado em nome de nosso povo, a ordem "Sandino". Manuel Marulanda Vélez, um valente, um lutador" (Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, em discurso de encerramento do Foro de São Paulo)
A frase acima sem dúvida, causa um certo estarrecimento ao leitor. Uma homenagem ao líder falecido do mais antigo movimento guerrilheiro ainda em atividade na América do Sul. Os movimentos guerrilheiros foram uma constante durante os anos 50, 60 e 70 do século XX. A América Latina era palco de diversos regimes ditatoriais. Esses regimes eram um reflexo da Guerra Fria travada entre Estados Unidos e União Soviética por mais ou menos 45 anos.
As ditaduras militares desrespeitaram em muitos aspectos os direitos civis e atuaram com uma determinação baseada na força de coerção. Neste contexto até podemos compreender (mas não necessariamente aceitar) a atuação dos movimentos guerrilheiros: somente a força pode derrubar um regime posto pela força. Entretano considero, no mínimo uma ignorância, a idéia de um movimento guerrilheiro nos Estados democráticos da atualidade. Isso se dá pela frustração de grupos que graças as suas propostas incoerentes estão afastados do poder, mas não reconhecem o supremo direito exercido através do voto e a eleição de grupos políticos legalmente postos como representantes do povo. Sem contar que a exaltação feita a Marulanda está muito mais para uma exaltação a um chefe do crime organizado (o que de fato era), do que a um líder guerrilheiro. A "esquerda" ao defender as Farc como um movimento que luta pelo povo, dá provas reais de que o fim da União Soviética foi de tamanho impacto sobre sua ideologia, que deixou muitos militantes num estado avançado de loucura, para não dizer burrice.
É notória a atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em ações escusas, como o sequestro de Ingrid Bittencourt, ataques terroristas e ações com o narcotráfico.
Acredito que Daniel Ortega deveria prestar homenagens aos familiares das pessoas mortas por esse movimento, deveria prestar homenagens as pessoas que são coagidas por esse grupo pseudorevolucionário, e não a um comandante que já vai tarde. Espero que as Farc em conjunto possam ir ao encontro de seu antigo chefe, e deixem de uma vez por todas o exercício da democracia acontecer de maneira natural na Colômbia e em todo e qualquer país.
Aqui Jaz Manuel Marulanda para alegria da América Latina e do MUNDO.

Nenhum comentário: