sábado, 21 de junho de 2008

CADA SER HUMANO É UMA ESTRELA (se puder, repasse)

O individualismo, tenha sido talvez, uma das características mais marcantes do movimento renascentista. Na verdade todas as características que o renascimento apresentou foram marcantes para fazer a sociedade refletir valores e idéias abandonadas, ou esquecidas em detrimento da fé e da razão medievais. O coletivismo medieval impregnou a sociedade com falsas idéias e concepções aplicadas sobre tudo aquilo que se podia imaginar. Coube dessa maneira, aos filósofos da renascença uma nova impressão de suposições.
No presente, podemos afirmar que a sociedade está dividida entre conceitos que atravessaram séculos sofrendo mutações e contribuições. É só recordar, que após o renascimento tivemos a reforma protestante, o movimento iluminista, Revolução Francesa, Revolução Industrial e as teorias socias como o Marxismo. Todas essas idéias nos fizeram abandonar alguns principios clássicos (me refiro ao classicismo greco-romano).
Vigora em nossos dias a moda das idéias coletivas. Dos projetos que reclamam o interesse mútuo. Mas a verdade é que o ser humano apresenta em si, apenas em si único ser, um universo imenso de opiniões, crenças e possibilidades. Tudo o que concebemos como mundo, deus, crença, fé, só existirão enquanto eu, como ser existir. Aliás, todas as formas de sentimento que estão dentro de uma idéia de subjetividade existem apenas comigo. Não há como exetriorizar algo subjetivo, as verdades sentimentais apenas serão verdades para nós. Não podemos provar um sentimento, podemos dar demonstrações do mesmo, mas prová-lo em grau, em essência, está por hora distante de nossas possibilidades. A partir do momento que eu deixar de existir racionalmente, todo o meu mundo também deixará. Quando eu morrer meu universo morrerá, meus amores morrerão, meu deus morrerá, minha fé morrerá, minhas convicções morrerão. Não poderemos sustentar o emaranhado de criações que fizemos. Nossa visão de mundo e nossas opiniões estão relacionadas com nossa carga cultural, pois bem, essa carga cultural particular também deixará de existir um dia. Não cabe a nós tentarmos resolver aquilo que não está em nós. Devemos nos preocupar com nosso fantástico mundo de Bob. "Se você acha o que eu digo fascista, mista, simplista ou anti-socialista, eu admito você tá na pista, eu sou ista, eu sou ego, eu sou ista, eu sou egoísta". E quero ver quem não é!

Um comentário:

Supescador disse...

Hail Chezito.
Bom te encontrar por aqui.
^^

Vamos lá...

"Não cabe a nós tentarmos resolver aquilo que não está em nós. Devemos nos preocupar com nosso fantástico mundo de Bob."

Nós formamos nosso mundo de acordo com estímulos do mundo "coletivo", logo, tentando alterar algo "externo", alteramos algo em nós mesmos. Assim, na grande maioria das vezes o fazemos pelo fato de isso nos fazer sentir bem, ou seja, egoísmo, que é uma característica natural do homem. Enquanto vivemos buscamos o bem-estar, e pra formar nosso mundo e deixá-lo cada vez mais "perfeito", nós nos alteramos e também o ambiente em que vivemos, entenda-se por isso, uma mudança de ordem, uma revolução, ou uma simples troca de ambientes, amizades e afins. Então, quando vc sente a necessidade de mudar algo, é porquê esse algo, de alguma forma, faz parte da sua vida.

Dá-lhe Raul.
ahsdiasuiashdiahsui
o/

Cya
Abraços.