segunda-feira, 2 de junho de 2008

ESSA LOUCURA CHAMADA BRASIL! (se puder por favor repasse)

O Brasil é um país de infinitas peculiaridades. Acredito que qualquer analista político ficaria no mínimo louco ao tentar entender nossas particularidades. O pior de tudo isso, é que historicamente temos uma herança de "coisas" e "jeitos" que apenas funcionavam em nossa terra tupiniquim. Vamos recordar algumas coisas para não sermos prolixos: Até 1822 o Brasil teoricamente era colônia portuguesa, conquistamos nossa independência, mas Portugal, nosso colonizador, nossa metrópole, aquele com quem deveríamos travar as mais duras batalhas pela intenção da liberdade, reconhece nosso grito do Ipiranga! Claro que mediante alguns compromissos econômicos firmados por nossa parte. Que loucura, bem que poderíamos fazer como O Patriota, e lavarmos um pouco a terra com o sangue da luta pela soberania nacional. Veio então o Primeiro Reinado, deveríamos criar uma Constituição para limitar os poderes do Imperador, mas foi o próprio que em 1824 outorgou a carta constitucional. Veio então o Segundo Reinado, os deputados deveriam escolher um representante, para que no sistema parlamentar o Imperador encontrasse um limite, pois bem, demos um jeito, e no nosso parlamentarismo, o próprio governante indicava seu "opositor". Esses são apenas alguns exemplos de nossa louca terra. Sem contar o período republicano onde mais e mais loucuras foram sendo observadas. Mas algumas loucuras dão certo. Como por exemplo a aliança entre PT (Partido teoricamente dos Trabalhadores) e PL (Partido praticamente das elites) que garantiu a dobradinha da vitória em 2002 e reafirmou a mesma em 2006, e talvez será mantida em 2010, 2014, 2020, e por aí vai.
Quando vejo toda essa especulação sobre o terceiro mandato, me recordo de Caio Julius Caesar, membro do Primeiro Triunvirato da República Romana. O mesmo afirmava que não queria ser Rei, mas lhe agradava a especulação a respeito. Tomara que se outra vez se levantar um pretenso rei, possamos tomar a mesma atitude de Brutus e dos outros Senadores, mas que antes gritemos para não manchar as mãos: Hei Júlio César vê se não vai ao Senado, já sabem do seu plano para controlar o Estado.

2 comentários:

Juliana disse...

ah,Brasil é loucura mesmo cara,e como já dizia Tim Maia: ' Brasil é o único lugar onde prostituta tem orgasmo,cafetão tem ciume e pobre é de direita' (y)

Claudio Temochko disse...

Temos quem merecemos ter.

Lula tem, claramente, a cara do nosso país.