domingo, 22 de junho de 2008

LIBERA GERAL! (se puder, repasse)

Será que ainda há solução? Esta pergunta deve ser feita todos os dias, por milhões, senão bilhões de pessoas do mundo inteiro, e talvez do universo, caso exista vida inteligente em outra parte do cosmos (o que particularmente acho provável). Será que existe solução para o planeta, para a violência, para o ser humano, para a poluição, para a desigualde, para a ignorância, para a estupidez, para a insensatez, para as lágrimas, para a dor, enfim, A SOLUÇÃO é o que constantemente procuramos. Sinceramente não gostaria de encontrar a resposta para todas estas indagações, assim pelo menos permaneço em minha dúvida, mas com um possibilidade de esperança. Já pensaram se a resposta for uma negativa? Já pensaram se o fim, certo e sorrateiro, for justamente o cáos completo para o qual estamos caminhando? Realmente essa idéia me causa um certo horror, e até uma repulsa. Tantos anos de evolução, de construção de uma sociedade, de desenvolvimento intelectual e racional, para vermos tudo afundar num emaranhado de egos, desejos e luta pela sobrevivência de uns sobre os outros!
As vezes alguns textos aqui postos parecem meio fatalistas, e demonstram que eu não acredito no ser humano. Na verdade eu não acredito em milagres, eu não acredito em mágica, e as mudanças estão muito mais neste sentido, do que numa avaliação real das coisas. Os textos não expressam necessariamente minha opinião sobre o mundo, mas minha constatação. Constato que o ser humano é egoísta, constato que o ser humano é fatalista, constato que o ser humano está num caminho praticamente sem volta. Não gostaria de compartilhar desta idéia, mas o que posso fazer se ao observador mais atento é assim que as coisas se apresentam? Devemos procurar entender a sociedade como dissecadores de doutrinas e ações, (e não pensadores messiânicos almejando mudanças sobrenaturais), e assim entenderemos que por mais que nossa vontade caminhe em sentido oposto, nossas atitudes nos levam para uma grande incógnita.
Não somos mais duas almas perdidas nesse vôo, somos sim um coletivo de histórias vivendo algo novo a cada despertar. Se estamos realmente nessa ilha, isolados e perdidos, para quem estendo minha mão? Estou perdido! Caramba, só falta me avisarem que mataram meus super heróis!

Um comentário:

Maya disse...

Eu acho que se existir vida inteligente em outro planeta, ela não estaria se perguntando se há solução para o ser humano... =P
Brincadeiras à parte, essa pergunta é complicada... A resposta mais fácil é Não, não há solução; e é a mais fácil porque ela nos livra de toda e qualquer culpa que poderia cair sobre nós pelo fato de ficarmos de braços cruzados. Particularmente, eu acredito que essa é a resposta certa, mas... E se não for? E se houver uma chance de nós conseguirmos sim salvar a nossa dignidade, a nossa "humanidade"; como nos sentiríamos se soubessemos que foi o nosso medo e preguiça que não o permitiu?? Claro, cada um é um só, mas nós somos todos... temos alguma força ou não? Temos o nosso "livre arbítrio coletivo"?? Podemos "mudar o mundo" ou não, o mundo já tem um caminho predestinado? E as pessoas que nós achamos que fizeram a diferença, elas já estavam predestinadas a fazer o que fizeram, ou elas acreditavam realmente que o mundo podia mudar e deram a cara a tapa??
É... perguntinha filha da puta essa viu...