sexta-feira, 11 de julho de 2008

O BARROCO NO BRASIL (se puder, repasse)

Vila Rica não é Florença, pedra-sabão não é mármore e Aleijadinho não foi Michelangelo. Ainda assim, o esplendor, o requinte, as sutilezas e a suntuosidade das dezenas de estátuas, pias batismais, púlpitos, brasões, portais, fontes e crucifixos permitem supor que o Brasil teve um gênio renascentista desgarrado em plena efervescência de Minas colonial. Esse gênio foi Antonio Francisco Lisboa o Aleijadinho, o grande nome do barroco brasileiro.
A despeito da origem européia (padres jesuítas introduziram o estilo como forma de doutrinação) e dos notórios vínculos com o catolicismo da Contra-Reforma, o nosso Barroco não foi apenas um produto imitativo. Foi executado por nossa gente, na maioria das vezes mestiços, e com materiais locais. Considerável parcela da grandeza tropical brasileira aparece na opulência do Barroco. A arte religiosa foi o mercado de trabalho do artista daquela época, e floresceu justamente nos locais onde a economia exportadora e mercantilista prosperou. Neste sentido, percebemos de uma maneira notória e evidente que a arte conseguiu chegar a sociedade colonial.
O Barroco, foi marcado como sendo o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado principalmente para um decorativismo enfático e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais.O exterior simples evidencia um notável contraste com o interior opulento. Em parte isto se deve a influência que o mesmo recebe da arte românica medieval. Além disto, a severidade dos exteriores, principalmente no barroco nordestino, evoca a rudez do sertão. Muitas igrejas também, começaram a ser erguidas. De início a sociedade era pobre e enriquecia progressivamente, desta forma, a evolução da sociedade se nota nas igrejas com o exterior simples e tão logo surgiram os recursos financeiros, eles apenas puderam ser aplicados no interior dos templos, por isso a suntuosidade interna.
Até hoje observamos na região de Minas Gerais traços magníficos desse estilo artistico no Brasil, que não só se manifestou na arquitetura, como também deixou traços marcantes na literatura e nas artes plásticas. Aqui vai uma grande exaltação ao povo brasileiro que demonstra seu valor através dos séculos.

Nenhum comentário: