quarta-feira, 16 de julho de 2008

PARA SER PERFEITO FALTA A TRILHA SONORA (se puder, repasse)

Acho que todos os verdadeiros amantes das músicas e filmes concordam comigo em relação ao fato de que nossa vida seria muito mais "perfeita" se pudéssemos ouvir naturalmente no fundo de nossas ações e momentos aquela música que mais se encaixa na oportunidade que estamos vivendo. Realmente a vida iria virar um grande conto de fadas. É bem verdade que nós como mortais simples e desprovidos de cuidado talvez não soubéssemos aproveitar bem esse presente concedido, mas não custaria nada um pouco de ritmo ao nosso dia-a-dia. Como faz falta em alguns instantes aquele som certo para coroar o segundo exato de uma decisão, um beijo, um abraço ou até mesmo uma despedida. Tudo bem, há aqueles que tentam reproduzir sua trilha sonora oralmente, mas confesso que alguns transformam isso numa verdadeira tragédia, mas não há problema, eles devem ter outros dons. E se não tiverem também, que se dane, o importante é expressar o que sentimos e permitir que os sons de nossa vida surfem em notas musicais. Não importa se no banheiro, chuveiro, sozinho ou num grupo, o que vale mesmo é deixar os sentimentos visíveis através de canções nossas ou não.
Lembro-me das primeiras três fitas que tive na vida: Elvis Presley, Raúl Seixas e Legião Urbana. Eu devia ter uns 8 anos e as fitas eram aquelas cassetes mesmo. Tinha uma vantagem muito boa: se você não gostasse do que tinha, poderia ouvir uma programação especial no rádio e gravar por cima da antiga fita, era bem mais fácil e não precisava do Nero. Olha que interessante, até a pirataria era mais popularizada, pelo menos não era necessário um PC. Mas voltando a idéia da trilha sonora, é interessante usar expressões, frases e palavras que outras pessoas já disseram. Não vejam isso como falta de autenticidade, muito pelo contrário, as vezes era exatamente aquilo que iríamos dizer, mas como outros já fizeram, repetimos como que numa afirmação renovada, de que aquilo também faz parte de nós. É como aquela velha frase dita pelo carteiro a Pablo Neruda, no filme o Carteiro e o Poeta: "Quando pensas em algo aquilo pertence a você, mas quando escreves algo aquilo pertence ao mundo".
Todos têm uma música que resume nossa vida. Alguns a reconhecem e podem até cantá-la, outros nem sabem disso, mas há nesse universo imenso de letras e melodias, uma com certeza que retrata a magnitude especial de cada um, basta apenas procurá-la. Sempre costumo dizer que a música para resumir minha vida é Meninos e Meninas da Legião Urbana. Com exceção do trecho onde ele menciona gostar de meninos e meninas. Sempre gostei apenas de meninas. Mas não vejo absolutamente nenhum problema na homossexualidade, muito pelo contrário, o amor não tem sexo, cor ou gênero, é simplesmente amor.
Mas as palavras dele são fabulosas: "Quero me encontrar mas não sei onde estou. Vem comigo procurar algum lugar mais calmo, longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita, tenho quase certeza que eu não sou daqui" na segunda parte ele realmente expõe seu gênio poeta: "Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre, vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente. Estou cansado de bater e ninguém abrir, você me deixou sentindo tanto frio, não sei mais o que dizer. Te fiz comida, velei teu sono, fui teu amigo, te levei comigo. E me diz, pra mim o que é que ficou? Me deixa ver como viver é bom, não é a vida como está e sim as coisas como são. Você não quis tentar me ajudar. Então a culpa é de quem? A culpa é de quem? Eu canto em português errado, acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas, troco os pronomes. Preciso de oxigênio, preciso ter amigos, preciso ter dinheiro, preciso de carinho. Acho que te amava, agora acho que te odeio, são tudo pequenas coisas e tudo deve passar".
Acredito sinceramente que buscar uma música para ilustrar nossa vida é simplesmente um maneira diferente de demonstrar que amamos nossa vida, que queremos vivê-la intensamente. Ela é um rascunho que não teremos tempo de passar a limpo, por isso precisamos dar a ela todo o toque de perfeição e de realidade ao mesmo tempo. E quando deixamo-la melodiosa caminhamos para a certeza de que realmente poderemos concluir não apenas uma vida, quando o findar de nossa existência vier bater à nossa porta, mas sim uma bela obra sinfônica que ecoará pelos recônditos da eternidade.

Um comentário:

Maya disse...

Pô, só li este post agora! =/

Putz, tesão se fosse assim! Imagine um dia que você acorda de bom humor, sai na rua feliz da vida e de repente começa a tocar a música do SHREK, All Star... Ou então naquele dia mó deprê, do nada surge as primeiras notas de Echoes, do Pink Floyd... Nossa, massa! As Organizações Tabajaras bem que podiam desenvolver um Personal Musiqueitor Tabajara... hehehe

A minha música é A Via Lactea; ela pode me traduzir perfeitamente...
Renato Russo tem o poder de colocar em versos aquilo que a gente sente; aquilo que a gente vê quando olha no espelho...